Asma x Covid-19 saiba como pacientes com asma devem se previnir

Há Por LUANA PEDROSO DOS SANTOS as 16:35 - 27/10/2023 Saúde

Com sintomas semelhantes, asmáticos se enquadram entre os grupos de risco do vírus; Dia Mundial de Combate à Asma é celebrado nesta terça-feira (05).

Com a chegada do outono, inicia-se também a temporada de gripes e alergias. Além disso, com o frio e a baixa umidade do ar, o surgimento de doenças respiratórias também são favorecidos, como é o caso da asma. Por isso, com o objetivo de conscientizar e prevenir a população a respeito da doença, é celebrado nesta terça-feira (05), o Dia Mundial de Combate à Asma. Ainda assim, para este ano, a data tem um significado diferente.

A asma atinge cerca de 300 milhões de pessoas no mundo, sendo 20 milhões apenas no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Com a disseminação do novo coronavírus, surgem novas preocupações para quem é atingido pela doença.

Isso porque além de muitos sintomas serem semelhantes — como falta de ar, chiado no peito e tosse seca — os asmáticos também se enquadram entre os grupos de maior risco do vírus, uma vez que apresentam mais chances de complicações fatais caso sejam infectados.

Por isso, em primeiro lugar, deve-se reforçar a importância de seguir as medidas de prevenção, como lavar bem as mãos com água e sabão, permanecer em distanciamento social e não compartilhar objetos de uso pessoal. Além disso, quem tem asma deve cuidar ainda mais da limpeza em casa: higienizar os quartos, tirar a poeira dos móveis, umidificar o ambiente e evitar o uso do ar-condicionado são alguns fatores que podem desencadear crises.

Em caso de dúvidas quanto aos sintomas, é importante estar atento à presença de outros indicativos do coronavírus, como a febre, além de observar as características comuns da crise de asma em cada paciente, se são semelhantes ou não.

Tratamento não deve parar

Durante o período de pandemia, é fundamental continuar normalmente com o tratamento da doença e rotina de remédios, uma vez que mantê-la controlada reduz o risco de infecções mais graves. Por isso, medicamentos de uso contínuo ou para suspender crises — como as famosas bombinhas de ar — não devem ser suspensos sem a prescrição de um médico.

Para qualquer alteração no tratamento, procure seu médico. Lembrando que a Nissei possui uma variedade de medicamentos para pacientes diagnosticados com asma. Para mais informações, procure uma unidade mais próxima ou entre em nosso site www.farmácias nissei.com.br.

Comentarios (0)
Ordernar por