Os anti-inflamatórios são uma classe de medicamentos que atuam tratando inflamações do corpo causadas por uma infecção ou lesão.

Mostrando 549 resultados para "Antiinflamatorio" em 0,13 segundos.

Como os anti-inflamatórios agem no corpo?

A principal ação de um remédio anti-inflamatório no corpo está relacionada à inibição de substâncias que promovem a inflamação, como a prostaglandina, responsável por desencadear e amplificar as respostas inflamatórias no corpo.

Tipos de anti-inflamatório

Não hormonais ou não esteroides (AINEs)

Sendo os fármacos mais utilizados dentro dessa classe de medicamentos atualmente, há uma ampla gama de anti-inflamatórios não hormonais (também chamados de ‘AINEs’) disponíveis no mercado.

O mecanismo de ação dos AINEs consiste no bloqueio da ação da enzima COX (cicloxigenase), que produz a prostaglandina (responsável por causar inflamação no corpo). Por isso, os anti-inflamatórios não hormonais são geralmente prescritos visando aliviar sintomas ou controlar doenças de longa duração - e são comercializados em comprimidos.

São exemplos de AINEs:

• Naproxeno

• Ibuprofeno

• Celecoxibe

Hormonais (corticosteróides)

Já os anti-inflamatórios hormonais, ou corticosteróides, são produzidos a partir do hormônio cortisol (responsável pela regulação do metabolismo), o que faz com que sejam os fármacos mais fortes disponíveis para diminuir a inflamação no organismo.

O mecanismo de ação dos anti-inflamatórios hormonais consiste em imitar a ação dos hormônios corticosteróides naturais, diminuindo a inflamação e suprimindo os mecanismos de defesa do corpo. Eles podem ser administrados de diversas maneiras: via intravenosa, via oral, uso tópico, por inalação, entre outros.

São exemplos de corticosteróides:

• Prednisona

• Flunisolida

• Budesonida

Quando o anti-inflamatório é indicado?

A indicação de uso dos anti-inflamatórios deve ser, antes de tudo, prescrita e acompanhada por um médico.

Os comprimidos anti-inflamatórios não hormonais são comumente usados para tratar problemas mais simples, tais quais cólicas menstruais, enxaquecas e lesões musculares. Já os anti-inflamatórios hormonais, tratam principalmente doenças autoimunes (como o lúpus), condições de pele inflamatórias (como a eczema) e ajudam a prevenir a rejeição de órgãos após um transplante.

Efeitos colaterais dos anti-inflamatórios

Apesar de serem ótimos recursos terapêuticos capazes de auxiliar no tratamento de diversos problemas, os anti-inflamatórios, quando tomados indiscriminadamente, podem ocasionar sérios efeitos colaterais. Tais efeitos divergem conforme a presença ou a ausência dos hormônios na composição, a dosagem e o tempo de uso.

No caso das medicações não hormonais (AINEs), os efeitos colaterais mais relatados incluem:

• Sonolência

• Náuseas

• Agravamento de problemas renais (como insuficiência renal aguda ou crônica)

• Alergia cutânea

Já com as medicações contendo hormônios (corticosteróides), os mais comuns são:

Vale ressaltar que o uso dos anti-inflamatórios em conjunto a outras medicações deve ser avaliado e orientado, também, por um médico, dadas as possibilidades de interferência entre fármacos, agravamento de doenças devido à ocultação de sintomas e elevação dos riscos de hemorragias naqueles que possuem distúrbios de coagulação. Consulte sempre um profissional de saúde para melhor alinhar uma intervenção para o seu problema!

Tendo um tratamento alinhado com o seu médico, você pode contar com as Farmácias Nissei para encontrar o anti-inflamatório ideal para atender às suas necessidades específicas. Confira as opções disponíveis no site ou vá até a Farmácia Nissei mais próxima de você!